Meras Coisas
domingo, outubro 29, 2006
..:: Um herói diferente ::..
Não, não vou falar de meras coisas, tampouco do louco Dom Quixote, o Cavaleiro da Triste Figura que prefere ser chamado de Cavaleiro dos Leões. Comentarei sim, do herói que está exatamente nessa curta-metragem.
É realmente irônico observar as pessoas, que têm a normalidade mental e física, reclamarem que estão indispostos para praticar algumas atividades que necessitam de muita dedicação, enquanto as que não possuem estas condições favoráveis encaram sem o menor receio.
Por mais simples que sejam as idéias e os desejos em encarar um grande desafio, é comovente assistir às vitórias arrancadas com muito suor, pois vemos os indivíduos superarem as próprias limitações. Todos os dias, muitas pessoas lutam para mover pernas imobilizadas, submetendo-se a exaustivas sessões de fisioterapia. Criaturas portadoras de variadas deficiências se tornam heróis e heroínas anônimas, superando seus limites e vivendo tanto ou, até mesmo, mais intensamente do que muitos que apresentam a normalidade física e mental.
São tais seres que nos ensinam com seu exemplo, que a vida vale sempre a pena ser vivida, não importando em que condições, pois o que conta mesmo é o desafio, a conquista, a vitória.
Inté!
Marcadores: Olho crítico
..:: Por acaso, já até desconfiava... ::..
...mas agora, passo a ter a certeza.
Morrer de amor é possível. A confirmação chega através de um estudo científico que comprova o que há muito defende a voz do povo. Mas se há quem não resista à perda da cara-metade, sobreviver é possível. Com apoio e muita força.
Foi um lead publicada em um site que me custa a recordar.
Marcadores: Olho crítico
..:: Closed Caption ou LIBRAS? ::..
Para quem não sabe o que são Closed Caption e LIBRAS
Imagine um programa de rádio para surdos. Isso mesmo, não é uma brincadeira. A preocupação em universalizar a comunicação aliada à tecnologia pode fazer verdadeiros milagres. Por enquanto, as principais emissoras televisivas brasileiras já estão utilizando o recurso Closed Caption, sistema que permite a leitura do conteúdo do texto, dito por atores e apresentadores, em tempo real e pode ser acionado por um simples comando no controle remoto, mas poucas pessoas sabem que têm o dispositivo em seus aparelhos de televisão. Para que o Closed Caption funcione, as emissoras responsáveis pela transmissão da programação precisam enviar o sinal. E, como vocês devem ter deparado, utilizam até a Linguagem Brasileira dos Sinais (Libras). São dois meios de tradução simultânea destinadas para pessoas com necessidades especiais, assim como eu.
Certo dia, perguntaram-me se eu tinha gostado das traduções simultâneas de LIBRAS que estavam aparecendo com certa freqüência nas propagandas eleitorais. Refleti muito no assunto e, como tem muitas pessoas que gostariam de saber também, tomei a liberdade de publicar minha opinião sobre o assunto aqui.
Pode-se dizer que eu tenha gostado bastante da oportunidade de poder se informar bem melhor do que aquela tentativa frustrada de conseguir praticar a leitura labial em alguns políticos (nem todos "movimentam" bem os lábios abertamente). Mas, como todas as coisas boas também apresentam suas desvantagens, atrevo-me a dizer que não é uma opção mais viável a ser escolhida como padrão do sistema de tradução simultânea, pois existe deficientes auditivos oralizados que sabem apenas o básico da LIBRAS (que é mais ou menos o meu caso) – tampouco a conhecem ou utilizam uma linguagem própria e diferenciada, isto é, criada por ele mesmo por exemplo.
Já no caso do recurso Closed Caption, pode-se afirmar que a grande parte da população surda brasileira entenderia melhor e que ajudaria muito a ampliar o horizonte do vocabulário e da gramática portuguesa daqueles que enfrentam dificuldades com a escrita e leitura.
Mas, de qualquer modo, se estes dois métodos ajudam os necessitados a entender no que se passa pela televisão, já é um bom começo.
Clique aqui para saber das leis que promove as traduções simultâneas de Libras
Marcadores: Olho crítico
..:: Por que não? ::..
Depois de ler uma reportagem da Revista Época e de uma 'fodástica' competência mental (entre Cria SIM!! e Cria NÃO!!), decidi me ceder à esta 'nova' onda digital, mesmo não sabendo ao certo quais meus objetivos a serem atingidos.
Por enquanto, sou um tanto inexperiente no assunto. Mas parece que não será trabalhoso nem díficil mantê-lo atualizado, pelo menos, uma vez por semana, desde que eu esteja realmente disposto para fazer estas meras coisas.
Inté!
Marcadores: Comentários